Gestão de tempo e produtividade pode trazer grandes benefícios às empresas
Com ações simples é possível administrar o tempo de trabalho e executar funções diárias com perfeição dentro dos prazos.
Uma das grandes dificuldades no meio coorporativo é a gestão eficiente do tempo, afinal saber administrá-lo gera maior produtividade, melhora a qualidade de vida e evita o estresse. São resultados que podem parecer óbvios, porém, cada vez mais pessoas têm dificuldades em identificar o que é realmente importante e urgente dentro da rotina de trabalho, e isso reflete no desempenho do colaborador, causando baixa produtividade.
“Se alguém espera um resultado diferente precisa estar disposto a agir de forma diferente. Querer mudança sem mudar os hábitos torna o exercício improdutivo. O importante é se organizar e manter o equilíbrio entre as atividades e o tempo, pois todos, igualmente, possuímos 24 horas no dia, e é preciso administrá-las de forma correta para que o tempo seja bem distribuído e aproveitado”.
Para que novos hábitos sejam incorporados na rotina dos consultores é necessário realizar algumas atividades como exercício diário para o melhor desempenho na empresa:
Estabeleça objetivos claros: Anote em uma folha de papel as metas que quer alcançar e em quanto tempo pretende que isso se concretize. Deixe esses objetivos em um local que possa visualizar com frequência, assim não esquecerá e se cobrará para realizar o objetivo no tempo estabelecido.
Pela manhã você é mais produtivo: Pesquisas realizadas revelam que a capacidade de raciocínio e criatividade atinge seu auge entre as oito e onze horas da manhã. Esse ritmo dendê a diminuir conforme o dia passa, caí pela metade no período da tarde e durante a noite não chega nem a 20%. Sabendo disto, vale aproveitar o período da manhã para realizar tarefas que exijam maior clareza de raciocínio, projetos importantes, reuniões etc.
Priorize as atividades em uma lista diária: Relacione todas as tarefas do seu dia a serem cumpridas, mas não de forma desorganiza da, coloque-as em ordem de importância.
Essa prática auxilia o monitoramento de cada atividade e como está a resolução de cada uma. Um bom planejamento diário pode indicar onde seu tempo está sendo gasto e quais atividades podem “tomar” seu tempo.
Dizer não faz parte: Trabalhar muito é uma coisa, faz parte da rotina de várias pessoas, o que não pode acontecer é se deixar soterrar pelo trabalho. Neste momento dizer não a um novo serviço faz a diferença, afinal assumir mais uma tarefa pode comprometer o prazo das demais atividades desenvolvidas e afetar a qualidade dos trabalhos executados.
Organização: Fazer várias tarefas ao mesmo tempo, deixar tarefas inacabadas, adiamentos constantes nos prazos, entre outras coisas, mostra desorganização. Algumas tarefas exigem dias, semanas e até meses para ser concretiza das. Tentar fazê-la de uma vez pode compro meter o resultado, além de sobrecarregar o colaborador e acumular as tarefas do dia. O ideal é dividir o trabalho em porções menores e depois completa-las passo a passo. Estabeleça prazos, completando um segmento por vez.
Depois de definir e planejar as atividades do dia é preciso disciplina e determinação profissional para seguir gerenciando o tempo diariamente. A gestão de tempo impacta diretamente no desenvolvimento do trabalho e maximiza a produtividade, por isso é um trabalho constante, que exige foco e comprometimento.