Contabilidade como estratégia para enfrentar a crise
Ampliar conhecimentos, definir novas funções e novas ações de atendimento faz com que as empresas de contabilidade sejam parceiras importantes para auxiliar as empresas em momentos difíceis.
Uma empresa contábil pode e deve ser muito mais do que apenas um prestador de serviços. É preciso se diferenciar e se tornar uma empresa que atua na estratégia, no nível gerencial dos clientes, tornando-se uma peça indispensável para o sucesso das empresas atendidas. É preciso encarar a crise como um momento para buscar oportunidades e alternativas para se beneficiar da situação. Nos últimos anos, o contador assumiu o papel de consultor, e para isso é preciso cada vez mais aliar o conhecimento técnico com a experiência de mercado. O empresário precisa conhecer os números da sua empresa, isso permite que ele defina estratégias e tome decisões de forma mais certeira. A contabilidade é uma ótima aliada para aprimorar este conhecimento, pois movimenta um vasto banco de dados, com informações importantes para o gerenciamento do negócio.
É possível obter por meio da contabilidade indicadores que merecem atenção do gestor, pois envolvem diferentes operações da empresa como compras, vendas, custos, análise do lucro ou do endividamento, eficiência operacional e etc.
A empresa contábil pode oferecer estatísticas interessantes para formar uma boa base para tomada de decisões e ainda apresentar o histórico do negócio para um comparativo em diferentes cenários que a empresa já vivenciou.
O grande diferencial para uma empresa contábil nesta crise está em não limitar-se a conhecer somente a parte técnica do serviço prestado, pois existe a necessidade de informações mais aprimoradas. A orientação a ser repassada ao cliente que terá um valor agregado será aquela que consegue alcançar e refletir além de dados técnicos a dinâmica do mercado. Sabemos que o contador já trabalha com uma gama enorme de informações as quais são bastante complexas, mas cada vez mais é preciso ir além.
O empresário precisa receber informações mais aprimoradas e o contador precisa ter uma linguagem mais empresarial para transmitir essas informações. Por isso o contador deve também buscar conhecimento onde o empresário costuma buscar, em fóruns, congressos, seminários que falem de negócios e não apenas do conteúdo técnico que envolve a legislação fiscal e as normas contábeis.
Para uma empresa contábil ter este perfil e oferecer informações diferenciadas no serviço que está prestando, é preciso mudar o modelo de trabalho, definir novas funções, formar profissionais com a visão mais ampla, preservando é claro, o investimento no conhecimento técnico que sempre dará um suporte em toda a assessoria. Ou seja, é preciso formar uma equipe multidisciplinar.
Por isso, o conhecimento do profissional da área de contabilidade é de suma importância, afinal o empreendedor precisa ter a confiança de que seu negócio está sendo atendido de maneira correta e segura, isso porque, os impactos da crise ou de qualquer outra dificuldade somente serão suportados quando a empresa é administrada em bases sólidas. Assim, com a confiança de que as operações são realizadas com segurança técnica e ainda com o suporte de informações, estatísticas e indicadores mais aprimorados, que aliam a legislação com a dinâmica do mercado é que o contador será um grande parceiro para superar este momento desafiador.